É possível ser verdadeiramente liberal no Brasil?

Faltando dois dias para o segundo turno das eleições, depois do monte de esterco que jogaram na cara dos eleitores e das presepadas que tivemos que assistir dos candidatos, seus apoiadores e opositores, a grande dúvida que ficou para mim é: é possível ser verdadeiramente liberal do Brasil?




Vamos lá… deixa eu me explicar…

Sempre me considerei liberal. Ou seja, no campo econômico, acredito no livre comércio, Estado mínimo e na mínima interferência. Entendo que o Brasil tem um moooooonte de problema pra resolver. Questões básicas como saúde, educação e segurança precisam da mão do estado.

Agora, o resto o Estado tem mais é que sair de cima. Onde, quando e porquê cargas d'água uma empresa como Correios, por exemplo, é estratégica? Não que eu não reconheça a importância de uma empresa como Correios, só não entendo porquê, caralhas, essa empresa precisa ser necessariamente um monopólio estatal? Para o governo ter mais postos para colocar os cupinchas eleitorais? Possivelmente…

Mas esse não é meu foco aqui. Esse foi só um exemplo para demonstrar mais ou menos o que eu penso, e qual a minha linha política, no que diz respeito à administração pública. Pois como eu falei anteriormente, me considero um ser liberal. Totalmente liberal.

Só que é difícil eleger representantes sendo totalmente liberal. Porque na política brasileira, os candidatos que tem ideias liberais no campo econômico, são extremamente conservadores no lado social. Tem verdadeira ojeriza a temas como aborto, legalização das drogas, direitos dos homossexuais… e por aí vai.

Eu sou liberal em todos os aspectos. Não acho que o governo tem ser fiscal de ânus de ninguém. Desde que o sujeito não interfira nos direitos do coleguinha, pode fazer o que bem quiser. Pode usar o seu órgão excretor como bem quiser, colocar para dentro do seu pulmão a fumacinha que bem entender.

Ok! O aborto tem a ver com interferir no direito do outro. Mas também é uma questão de saúde pública, e não vou entrar nessa seara agora. Mas tenta falar para o pessoal da direita sobre isso? Deuzulivre… o povo é contra e nem pensa em debater a respeito. Já saem chamando quem tem algum “se não” sobre o tema, como assassino de criancinha.

Daí vem a esquerda, um pouco mais simpática esses temas sociais. Mas para votar na esquerda, eu teria que gostar de ideias de Estado gigante e extrema interferência política na economia. Moral da história? Fiquei sem saída nessas eleições.

Quem é liberal da economia é conservador nas ideias. Quem é liberal nas ideias, trás propostas ultrapassadas e falidas para o campo econômico. Em resumo fiquei sem ter um verdadeiro representante para dar meu voto nessas eleições. É ruim ter que comprar a caixa inteira de bombons, quando você gosta só de alguns deles...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro é louco ou o que?

Recuando e reagrupando

A humanidade está podre